PPGCL

PPGCL

Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem

Mestrado e Doutorado

Programa de Pós-graduação em

Ciências da Linguagem

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Edital Mestrado
Edital Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), formado pelos Cursos de Mestrado e Doutorado, é um programa multidisciplinar, nota 5 da Capes, com possibilidade de intercâmbio no Brasil e no exterior. O aluno pode pesquisar diversos temas dentro do universo da língua e da linguagem, desde a aquisição, o ensino e o uso da linguagem.



PPGCL

Área de Concentração


Teoria e Análise da organização linguística.

Linha de

Pesquisa 1

Aquisição, Desenvolvimento e Distúrbios da Linguagem em suas diversas manifestações.

Linha de

Pesquisa 2


Processos de Organização Linguística e Identidade Social.


Objetivo Geral


O objetivo do PPGCL é promover pesquisas sobre linguagem, em suas várias dimensões, e qualificar profissionais de Letras e áreas afins para pesquisa e produção do conhecimento em linguagem com o intuito de tornarem-se pesquisadores reflexivos, formadores e disseminadores de conhecimento, incentivando o desenvolvimento da pesquisa na Região Norte e Nordeste do Brasil, bem como preparando os profissionais para atuarem como docentes do ensino superior.



Atuação


Os egressos poderão atuar em instituições de ensino superior, secretarias de educação, ensino básico, clínicas especializadas.

Objetivos Específicos


Desenvolver e preparar pesquisadores, docentes e profissionais, através da reflexão crítica e metodologicamente orientada no campo das Ciências da Linguagem.


Oferecer um espaço plural para a geração e a troca de conhecimento acadêmico e científico em linguagem, em âmbito regional, nacional e internacional, promovendo a inter e a transdisciplinaridade, o intercâmbio e a transferência de conhecimento entre pesquisadores e instituições.


Propiciar condições para o desenvolvimento de pesquisas que promovam a inclusão, a solidariedade, a comunicação intercultural e subsidiem a análise e a proposição de soluções inovadoras na área da linguagem.


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A Força do Diploma Unicap

A UNICAP é uma universidade comunitária de ensino superior que tem o compromisso de promover a qualidade acadêmica vinculada à excelência humana e, por isso, é uma referência em educação na região Nordeste há mais de 80 anos.

Reconhecimento Internacional

Além disso, a instituição integra uma rede internacional de universidades jesuítas situadas nos 5 continentes. A credibilidade que conquistou e a confiança de que desfruta refletem sua importância para a cidade do Recife, para Pernambuco, para o Nordeste e para o Brasil.


Diferenciais


Acessível academicamente e financeiramente com disponibilidade de bolsas de estudos.


Laborátorios de acolhimentos à sociedade gratuitos.


Acessibilidade ao corpo docente e técnico.


Infraestrutura moderna que propicia a troca de experiência entre os alunos e professores.


Biblioteca específica para o programa e localização privilegiada.



Matriz Curricular


As disciplinas foram pensadas para atender a formação do aluno que é orientado a cursar de acordo com seu projeto de pesquisa. Foi atualizada em 2023, atendendo às normativas da capes.

Corpo Docente



Corpo docente com visão multidisciplinar, atento às demandas atuais no que diz respeito à linguagem e suas múltiplas manifestações.

CONHEÇA O CORPO

DOCENTE DO PPGCR/UNICAP

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Roberta Varginha Ramos Caiado

Coordenação Acadêmica

Doutora em Educação e Mestre em Letras/Linguística pela UFPE. Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UCPEL. Realiza pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Linguagens e Tecnologias Digitais; Linguística Textual e ensino, Multiletramentos e Multimodalidade. Credenciada como Membro do GT Linguagem e Tecnologias da ANPOLL.

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Isabela Barbosa do Rêgo Barros

Vice-coordenação Acadêmica

Doutora em Letras pela UFPB, com período sanduíche na UFRGS. Mestre em Ciências da Linguagem pela UNICAP. Pós-doutora em Linguística pela UFPB. Membro eleito para diretoria da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística) no biênio 2024-2026. Membro do GT Semântica e Estudos Enunciativos da ANPOLL. Pesquisa a relação entre o homem, a língua e a linguagem, a partir dos temas: semântica enunciativa e aquisição de linguagem oral ou escrita, incluindo os Transtornos do Espectro Autista e déficits cognitivos.

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Antônio Henrique Coutelo de Moraes

Doutor em Ciências da Linguagem pela UNICAP e pós-doutor em Estudos de Linguagem pela UFMT. Tem experiência nas áreas de Educação e de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, tecnologia educacional, aquisição/ensino de línguas, surdez.

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Benedito Gomes Bezerra

Doutor em Letras/Linguística pela UFPE e Mestre em Linguística pela UFC. Pós-doutor em Linguística pela UFMG. Orienta trabalhos de pesquisa sobre leitura e escrita acadêmicas, gêneros acadêmicos e letramentos acadêmicos.

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Dario Brito Rocha Júnior

Atualmente é professor Assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Indústrias Criativas (PPGIC) e também do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL). Também leciona nos cursos de graduação em Jornalismo, em Jogos Digitais e em Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação da Unicap. É líder do grupo de pesquisa Createch Tecnologias Aplicadas ao Desenvolvimento de Soluções e Produtos em Comunicação e Indústrias Criativas, certificado pela Unicap no Diretório de Grupos de Pesquisa (CNPq). Possui Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2001), mestrado em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e Doutorado em Design da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando em ensino, pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: narrativa transmídia, linguagem, suporte, editoração e comunicação RRD.

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Elaine Pereira Daróz

Doutora em Estudos de Linguagem pela UFF e contemplada com o prêmio Bolsista Nota 10 pela FAPERJ. Realizou estágio doutoral na instituição francesa Université Sorbonne Nouvelle, Paris III, produzindo pesquisas que contemplam uma articulação entre Análise do discurso de linha francesa (Pêcheux) e a História das Ideias Linguísticas, também com a bolsa de fomento CAPES/PDSE. Mestre em Ciências da Linguagem pela UNICAP. Pós-doutora em Análise do discurso pela USP. Tem como foco pesquisas relativas à relação entre sujeito e língua numa perspectiva discursivo-pragmática, e questões sobre o feminino num entrelaçamento entre história, memória e atualidade.

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Francisco Madeiro Bernardino Júnior

Doutor em Engenharia Elétrica pela UFPB. É pesquisador bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq. Os seus principais interesses de pesquisa incluem processamento de sinais e imagem, sistemas de comunicação, inteligência computacional e tecnologias de informação e comunicação aplicadas às ciências da linguagem.

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Maria de Fátima Vilar de Melo

Psicóloga clínica e Doutora pela Univ. Paris 7-Diderot. Pós-doutora pela UNICAP. Atua nas linhas de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise e de Ciberpsicologia e Humanidades Digitais. Em psicanálise, trabalha com temáticas ligadas à sublimação e aos processos arcaicos e, em ciberpsicologia, orienta trabalhos sobre aspectos epistemológicos, clínicos e éticos da relação humano-digital.

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Moab Duarte Acioli

Médico especialista em Psiquiatria. Doutor em Saúde Pública pela UNICAMP e mestre em Antropologia Cultural pela UFPE. Desenvolve pesquisas fundamentadas na Análise Crítica do Discurso em torno dos temas: Antropologia da Saúde, Saúde Pública, Saúde Mental, Psicopatologia e Linguagem.

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Nadia Pereira Gonçalves de Azevedo

Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem e Patologias de Linguagem. Doutora em Letras e Linguística pela UFPB e mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Atua na linha de pesquisa 1, com grupos de extensão e pesquisa em Gagueira, Afasia, Alzheimer e na linha 2, com projeto que mobiliza concepções teórico-metodológicas em Análise do Discurso de linha francesa pecheutiana (AD). Realiza pesquisas com discurso político, religioso, de violência de gênero, sempre vinculadas à AD. Coordenadora do CEP-UNICAP.

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Nilo Ribeiro Júnior

Doutor em Ética Teológica pela FAJE e doutor em Ética e Filosofia Politica pela Universidade Católica Portuguesa. Membro de três grupos de pesquisa pelo CNPQ na área de ética, corpo e sexualidade com interface entre filosofia e teologia. Dedica-se especialmente à pesquisa no campo da fenomenologia, alteridade e hermenêutica filosófica-teológica.

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Renata Fonseca Lima da Fonte

Doutora em Linguística, mestre em Letras e Pós-doutora em Linguística pela UFPB. Pesquisa os temas aquisição e transtornos de linguagem, interação, multimodalidade e diferentes especificidades, incluindo cegueira e autismo. Credenciada como Membro do GT Estudos em Aquisição da Linguagem.

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Rossana Regina Guimarães Ramos Henz

Doutora e mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Pós-doutora em Ciências da Linguagem pela UNICAP. Tem experiência em pesquisas na área de Ensino de Língua Portuguesa, Sociolinguística, Alfabetização e Letramento, Literatura Infantil e Educação Inclusiva. É autora de doze livros nas áreas infantil, pedagógica e de material pedagógico em Educação a Distância.

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Wanilda Maria Alves Cavalcanti

Doutora em Psicologia com ênfase em Educação Especial pela Universidade de Deusto, Espanha. Pós-doutora em Linguística pela UFPB. Especialista em Fonoaudiologia e Especialista em Educação Especial. Atua em pesquisa com temas: inclusão escolar, surdez, aquisição da linguagem, Libras, Português como 2ª língua para surdos, surdocegos, TDAH.

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