PPGDPA
PPGDPA
Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais
Mestrado e Doutorado
Programa de Pós-graduação em
Desenvolvimento de Processos Ambientais
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Processos Ambientais confere uma formação sólida aos seus alunos, possibilitando se dedicarem à pesquisa e ao seu crescimento profissional. Com mestrado e doutorado (novo), tem um corpo docente caracterizado por sua formação multidisciplinar. E é nota 4 na Capes.
PPGDPA
Corpo docente altamente qualificado
com vasta experiência acadêmica e profissional em diversas disciplinas ambientais e tecnológicas.
Área de concentração
História, Cultura e Memórias Municipais
Infraestrutura com Laboratórios de Ponta
equipada com tecnologia avançada, proporcionando ambiente propício para pesquisas inovadoras em processos ambientais e biotecnologia.
Linha de
Pesquisa 1
Relações de poder, política e instituições
Foco na busca de soluções para problemas ambientais
inovadoras, destacando-se por abordagens científicas e tecnológicas para enfrentar desafios locais, regionais e nacionais.
O PPGDPA destaca-se por sua abordagem inovadora e multidisciplinar, capacitando profissionais a solucionar desafios ambientais com base científica e tecnológica de impacto na realidade local e nacional, tanto no mestrado quanto no doutorado.
Caráter Inovador
O caráter multidisciplinar do PPGDPA está ligado à geração e à aplicação do conhecimento em atividades de pesquisa e tecnologia, estritamente associadas à maior produtividade em escala industrial e melhoria da qualidade de vida, em harmonia com o ambiente.
Assim, o PPGDPA, coloca-se com muita propriedade, face à formação científica e tecnológica dos professores pesquisadores, no desenvolvimento de pesquisas com matéria-prima renovável e na busca de soluções para eliminação de substâncias xenobióticas, bioacumulativas e tóxicas para o meio ambiente.
A evolução do tratamento ambiental e sua importância em um processo de integração regional tornam necessária a consolidação da formação de recursos humanos na área, determinando, dessa forma, o estabelecimento de um quadro de profissionais habilitados, contribuindo para discussões e tomadas de decisão acerca de questões ambientais.
Atuação
Nossos egressos estão preparados para atuar em diversos setores, como indústrias, órgãos ambientais, pesquisa e consultoria, liderando iniciativas sustentáveis, gestão de resíduos, desenvolvimento biotecnológico, e contribuindo para a preservação ambiental e inovação em processos industriais.
Parcerias Estratégicas
O programa possui parcerias estratégicas com instituições renomadas, tais como:
Universidade do Minho - Portugal
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA
Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação - I.A.T.I.
Juntas, promovem oportunidades de pesquisa, estágios e projetos, enriquecendo a experiência acadêmica e profissional dos alunos.
A Força do Diploma Unicap
A UNICAP é uma universidade comunitária de ensino superior que tem o compromisso de promover a qualidade acadêmica vinculada à excelência humana e, por isso, é uma referência em educação na região Nordeste há mais de 80 anos.
Reconhecimento Internacional
Além disso, a instituição integra uma rede internacional de universidades jesuítas situadas nos 5 continentes. A credibilidade que conquistou e a confiança de que desfruta refletem sua importância para a cidade do Recife, para Pernambuco, para o Nordeste e para o Brasil.
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
A área de concentração em Desenvolvimento de Processos Ambientais é interdisciplinar por natureza, compreendendo conteúdos das áreas de engenharia química, ambiental e de processos, ciências exatas, ciências biológicas envolvendo a biologia celular e molecular, a microbiologia básica e aplicada dirigida para a indústria e o ambiente e a biotecnologia aplicada a processos e produtos.
Linha de Pesquisa 1: Modelagem Inovação e Sustentabilidade
Compreende o desenvolvimento de modelos empíricos e fenomenológicos, aos quais podem ser associadas estratégias adequadas de monitoramento e controle, visando à inovação de processos. Aborda também o estudo dos processos, dos sistemas construtivos, das propriedades e do comportamento dos materiais e das interrelações entre as construções, em consonância com a sustentabilidade, com apoio de ferramentas matemáticas, estatísticas e técnicas computacionais.
Linha de Pesquisa 2: Biotecnologia e Meio Ambiente
Envolve os aspectos metabólicos de biotransformação e biodegradação de compostos orgânicos, metais pesados e xenobióticos por micro-organismos, o reaproveitamento e o tratamento de resíduos sólidos e efluentes, tanto de origem urbana quanto de origem industrial, por meio de processos tecnológicos para minimizar os efeitos ambientais negativos do descarte, visando à preservação e conservação ambiental, e à utilização para a produção de insumos com elevado valor agregado.
CONHEÇA O CORPO
DOCENTE DO PPGCR/UNICAP
Engenheiro Civil com Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil, Angelo Just da Costa e Silva é Professor Assistente na Universidade de Pernambuco e Universidade Católica de Pernambuco. Além disso, desempenha o papel de Diretor Técnico na Tecomat Engenharia Ltda. Seu ponto forte está na especialização em Materiais e Componentes de Construção.