PPGH

PPGH

Programa de

Pós-graduação em História

Mestrado Profissional

Programa de

Pós-graduação em História

Mestrado Profissional

Inscreva-se Agora Baixe o Edital

Por ser um Mestrado Profissional, o PPGH/UNICAP possui um perfil de formação voltado para o fortalecimento da atuação daqueles que já se encontram inseridos no mercado de trabalho, mas também dos que estão ingressando na carreira docente e de pesquisador do campo da história.

Por ser um Mestrado Profissional, o PPGH/UNICAP possui um perfil de formação voltado para o fortalecimento da atuação daqueles que já se encontram inseridos no mercado de trabalho, mas também dos que estão ingressando na carreira docente e de pesquisador do campo da história.

PPGH

Área de concentração


História, Cultura e Memórias Municipais.

Linha de

Pesquisa 1


Relações de Poder, Política e Instituições.

Linha de

Pesquisa 2


Sociedades, Trabalho, Cultura e Memória.

Flexibilização do Horário das Aulas

No semestre 2025.1 as aulas serão ministradas na sexta-feira (noite) e nos sábados (manhã e tarde). O curso de mestrado do PPGH/UNICAP tem duração de 24 meses e está estruturado em uma Matriz Curricular atualizada com as principais demandas do tempo presente.



Por que fazer PPGH/UNICAP?


O PPGH/UNICAP forma profissionais para a produção e socialização de conhecimento histórico avançado e inovador, com ênfase em estudos no âmbito da História, Cultura e Memórias Municipais, de modo que mobilizem instrumentais teóricos, metodológicos e práticos consistentes e atualizados, compatíveis com a excelência universitária, a fim de se poder atuar em instituições privadas e públicas, como instituições de ensino (do básico ao superior), centros de documentação, museus e espaços culturais, como curadores, organizadores e promotores de atividades relacionadas à produção de conhecimento em História.

Atuação


Os egressos do PPGH/UNICAP possuem perfil multiplicador, no sentido em que atuam – em sua expressiva maioria – no ensino e na pesquisa, promovendo também a formação em recursos humanos de qualidade, em diferentes níveis e instituições. A atuação dos egressos é ampla e diversificada, no campo da educação (ensino básico e superior), arquivos, instituições de pesquisa tanto na iniciação científica quanto no Ensino Superior. Cabe destacar, ainda, que o alcance da formação promovida pelo PPGH/UNICAP não se limita à área de Recife ou mesmo Pernambuco. Desde seu início, o Programa tem recebido alunos de todo o Estado e de diferentes Unidades da Federação.

Inscreva-se Agora
Baixe o Edital

Perfil Formativo

O PPGH/UNICAP forma docentes capazes de supervisionar a transmissão do conhecimento, nas escolas públicas e privadas, através de um ensino de história que dialoga com o uso didático-pedagógico de novas mídias e tecnologias.

Resultados de Pesquisa

As pesquisas inovadoras do PPGH/UNICAP criam produtos para a área do ensino da história e para a proposição e operacionalização de políticas públicas voltadas à conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural das comunidades municipais.

Área de Concentração

e Linhas de Pesquisa

Área de concentração em História, Cultura e Memórias Municipais, subdividida em duas linhas de pesquisa.


Relações de Poder, Política e Instituições

Procura investigar, produzir e socializar – por meio do ensino, da pesquisa e das novas mídias -, o conhecimento de como, desde as sociedades municipais, articulam-se as relações de poder e as ações políticas, e de como funcionam as instituições (imprensa, igrejas, sindicatos, prisões, escolas, academias, associações, hospitais).


Sociedades, Trabalho, Cultura e Memória

Procura investigar, produzir e socializar conhecimentos, acerca das sociedades municipais, relacionados aos conceitos religiosidade, memória (individual e coletiva), patrimônio cultural (material e imaterial). Bem como, pretende promover reflexões que articulem noções como representação, práticas culturais e visualidades, de forma interdisciplinar.

A Força do Diploma Unicap

A UNICAP é uma universidade comunitária de ensino superior que tem o compromisso de promover a qualidade acadêmica vinculada à excelência humana e, por isso, é uma referência em educação na região Nordeste há mais de 80 anos.

Reconhecimento Internacional

Além disso, a instituição integra uma rede internacional de universidades jesuítas situadas nos 5 continentes. A credibilidade que conquistou e a confiança de que desfruta refletem sua importância para a cidade do Recife, para Pernambuco, para o Nordeste e para o Brasil.

CONHEÇA O CORPO

DOCENTE DO PPGH/UNICAP


Generic placeholder image
Ana Cláudia de Araújo Santos

Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB (2020). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (2014). Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia, UFBA (2009). É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP (Mestrado Profissional). É pesquisadora no Grupo de Pesquisa Estudo e Pesquisa em Sociologia e Informação da UFPB e no Grupo Estudos Transdisciplinares em História Social da UNICAP, ambos credenciados ao CNPq. É membro da Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia e da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários (RBCMU) e é Editora-Adjunta da Revista História UNICAP e parecerista da Revista Ponto de Acesso. Atua na área de organização, de documentação e de conservação de acervos fotográfico e museológico e na área de escrita e metodologia do trabalho científico (idealizadora e coordenadora do projeto auCIlia à escrita acadêmica).

Generic placeholder image
Flavio Jose Gomes Cabral

Doutor (2008) e Mestre (2002) pela Universidade Federal de Pernambuco, licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (1982), professor de História na Universidade Católica de Pernambuco vinculado à Escola de Educação e Humanidades no curso de Licenciatura em História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Atuou como coordenador do curso de graduação da referida universidade entre os anos de 2016-2020. Foi coordenador da Área de História do PIBID de 2012-2017, bolsista CAPES. Pesquisador associado do Museu de Arqueologia e Ciência Naturais da Universidade Católica de Pernambuco. Associado do Centro de Estudos de História Municipal da Condepe-Fidem. Anteriormente, de 1980 a 2014, foi professor da educação básica da rede estadual e privada do Estado de Pernambuco. Tem publicado livros, capítulos e artigos em periódicos nacionais e internacionais explorando os seguintes temas: América portuguesa (séculos XVIII e XIX), leitura, movimentos messiânicos, sebastianismo, imprensa, cultura política da Independência do Brasil, história de Pernambuco, História municipal/local, ensino de história municipal/local. Em 2011 ganhou o prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa (2º lugar) com a obra "Conversas reservadas: 'vozes públicas', conflitos políticos e rebeliões em Pernambuco no tempo da independência do Brasil", fruto de seu doutoramento e publicada em 2013 pelo referido arquivo.

Generic placeholder image
Helder Remigio de Amorim

É Doutor em História do Brasil - UFPE, Mestre em História Social da Cultura - UFRPE e Licenciado em História - UFRPE. Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, bem como na formação de professores. Em seus estudos se dedica as relações entre fome, cidadania, biografia, cultura, poder, cidade e história urbana. Possui estágio doutoral no Institut d'histoire du temps présent - IHTP (Paris-França) e mobilidade discente no Instituto de História da UFRJ. Foi Presidente da Associação Nacional de História (ANPUH - PE) Gestão 2020-2022, membro da Associação Brasileira de História Oral e da Association pour la Recherche sur le Brésil en Europe (ARBRE). Atualmente é Professor Assistente III da Universidade Católica de Pernambuco, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História -Mestrado Profissional, Professor da Licenciatura em História da Escola de Educação e Humanidades. Coordena também o Subprojeto de História do PIBID-UNICAP e é Editor-Adjunto da Revista História UNICAP e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História. É autor do livro Josué de Castro: um pequeno pedaço do incomensurável (2022).

Generic placeholder image
Lídia Rafaela Nascimento dos Santos

Professora e pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco e do Programa de Pós graduação em História(Mestrado profissional) da mesma instituição. Vice-Presidente da Sociedade do Estudo dos Oitocentos- Gestão. História e Democracia. Coordenadora do Coité-Núcleo Unicap de Estudos Oitocentistas. Doutora em história pela Universidade Federal Fluminense, com a tese Luminárias, músicas e sentimentos patrióticos: Festas e política no Recife (1817-1848), Pós-doutorado na UFPE. Bacharel, licenciada e mestra em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com a dissertação"DAS FESTAS AOS BOTEQUINS: ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DOS DIVERTIMENTOS NO RECIFE (1822-1850) ". Na área de pesquisa atuo na área de história com ênfase nos temas: escravidão, divertimentos, lazer, festas, sociabilidades, história do Brasil Império, formação do Estado Nacional, controle social e patrimônio e também tenho experiência com ensino básico, museus e arquivos.

Generic placeholder image
Juliano Mendonça Domingues da Silva
Juliano Domingues é bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), professor-pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da Universidade de Pernambuco (UPE). Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é jornalista (Unicap) e cientista social (UFPE), com pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor nos cursos de graduação em Jornalismo e em Ciência Política. É, ainda, membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas e do Programa de Pós-graduação em História. Dedica-se à pesquisa sobre a relação entre sistemas de mídia e qualidade da democracia.
Generic placeholder image
Maria do Rosário da Silva

Doutora em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (2015). Mestra em História pelo Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (2008) e Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2002). Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, bem como, na formação de professores. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Licenciatura em História da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e professora do Programa de Pós-Graduação em História - UNICAP. Leciona as disciplinas: História Moderna, Metodologia da História, Técnicas de Pesquisa, História e Patrimônio Cultural e História do Direito. Coordenou o Projeto de Iniciação Científica "Histórias Desenhadas: memória e visualidade nas xilogravuras de J. Borges, entre 2018 e 2022. Sócia, desde 2013, da Associação Nacional de História (ANPUH); Sócia, desde 2010, da Associação Brasileira de História Oral (ABHO). Exerceu as funções de 1 Secretária da ANPUH/PE, gestão 2020/2022 e Diretora Regional (Nordeste) da ABHO gestão 2020/2022. Atualmente exerce a função de Conselheira Fiscal da ANPUH/PE, gestão 2022/20224. É Coordenadora do Projeto de Iniciação Científica "Xilogravuras de J. Borges: histórias, exposições e publicações (1990 a 1999). Foi presidente da comissão de jurados/juradas do 53 Festival Folclórico de Parintins em 2018. Tem experiência como membro de comissões técnicas para análise e avaliação projetos culturais em Pernambuco e no Distrito Federal.

Generic placeholder image
Ricardo de Aguiar Pacheco

Professor Associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco lecionando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História e no Programa de Pós-graduação em História. Possui Doutorado em História (2004), Mestrado em História (1998) e Licenciatura em História (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem pesquisas nas áreas de História e de Ensino com ênfase na investigação das representações e práticas sociais da cultura política do Brasil republicano, em particular nas ações de proteção do patrimônio cultural e da memória social, suas interfaces com o ensino de história e da educação em museus. Líder do Laboratório de Estudos e Intervenções em Patrimônio Cultural e Memória Social onde desenvolve pesquisas, a ações de extensão e publicações acadêmicas voltadas aos temas da Memória Social e do Ensino de História em espaços formais e informais. Coordenador do Projeto de Pesquisa Políticas de institucionalização do patrimônio: Velhas e novas práticas de preservação (financiamento FACEPE 2015- 2022); Coordenador do Projeto de Divulgação Científica Exposição de Ciência e Tecnologia em Camaragibe (financiamento CNPq 2014-2018). Na gestão científica atuou como Supervisor da Área de Métodos e Técnicas de Ensino UFRPE (2009-2010); Coordenador Institucional do PIBID UFRPE (2009-2012); Coordenador do PGH UFRPE (2014-2018); Coordenador do Memorial da UFRPE (2016-2018); Coordenador Adjunto da Área de História da Capes (2018-2022).

Generic placeholder image
Alexandre Bittencourt Leite Marques

Doutor em História pela Universidade de Évora, Portugal, com bolsa de estudos CAPES/MEC. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura Regional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atua profissionalmente como professor do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Tem experiência em pesquisa e ensino, com ênfase em América portuguesa, Capitania de Pernambuco, Reino de Angola, Sertões, Paleografia, Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural.

Generic placeholder image
Walter Valdevino do Amaral

Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2018), com período sanduíche na Universidade de Lisboa - ULisboa (05/2015 a 04/2016). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2010), com período sanduíche na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (02 a 06/2009). Especialista em Cultura Pernambucana pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE (2009). Licenciado em História pela UNICAP (2007). Professor do Curso de Licenciatura em História (desde 02/2017) e do Programa de Pós-graduação em História (desde 12/2019), da UNICAP. Coordenador do Cactos - Núcleo Unicap de Estudos de Gênero (desde 04/2017). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Transdisciplinares em História Social, da UNICAP/CNPq (desde 02/2017), do GT de Estudos de Gênero, da ANPUH (desde 05/2018) e do NUPEGE - Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero, da UFRPE/CNPq (desde 10/2019). Sócio da Associação Nacional de História - ANPUH (desde 01/2011). Tem experiência nas áreas de História e Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, periódicos e literatura.

Generic placeholder image
Leandro Nascimento de Souza

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF, no setor temático cronológico "História Moderna e Colonial", e na linha de pesquisa "Poder e Sociedade" (2020). Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, na linha de pesquisa "Mundo Atlântico" (2013). Especialista em História da África, pela Fundação de Ensino Superior de Olinda - FUNESO (2010). Graduado em Licenciatura plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2008). Registro profissional de historiador n 57/PE. Tem interesse nos seguintes campos de atuação: 1) Temáticas relacionadas a história das Áfricas, diásporas africanas, história e cultura afro-brasileira, bem como suas práticas de ensino e a decolonialidade (Educação para as relações étnico-raciais); 2) História do Brasil colonial e imperial, especificamente Pernambuco. É Professor Assistente II na graduação em história da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), bem como, é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em história da mesma instituição. Na UNICAP também atua como editor adjunto da Revista História UNICAP, e é membro do grupo de pesquisa "Estudos Transdisciplinares em História Social", registrado no CNPQ, e pesquisador do "Núcleo de Pesquisa em Arqueologia e História Natural (NPAHN)". É autor do E-book "História da África"(2022)

Inscreva-se Agora Baixe o Edital